Maquina Judiciária, Medias e Lideres Religiosos reúnem-se num 3º encontro anual de Concertações

0

 

Em Nacala Porto

No princípio deste ano que finda de 2013, a máquina judiciária (Procuradoria, PRM, Gabinete de atendimento a Mulher e Criança, IPAJ, liderança de policiamento Comunitário), Órgãos de Comunicação Social, liderança comunitária e religiosas, Saúde, todos de Nacala Porto foram a aderir ao convite formulado pela Procuradoria Distrital para a formação de um grupo coeso e funcional com vista a controlar e estancar possíveis focos de tráfico de pessoas e seres humanos.

Hoje (27-12-2013) o grupo esteve no seu terceiro encontro balanço onde partilharam factos esclarecidos e por serem seguidos ao longo dos últimos meses.

Os presentes foram ditos que a curto prazo, este grupo terá apoios com vista ao seu bom funcionamento incluindo a identificação e edificação de uma infra-estrutura apropriada para encontros regulares e haverá capacitações ao nível provincial. Outro sim, em Nacala Porto é um segundo grupo formado da Província depois do de Nampula-Cidade e muito em breve um outro grupo semelhante a este será formado em Nacala a Velha. Estes dois vizinhos distritos merecem este tipo de grupo pois encontram-se naturalmente expostos junto a orla marítima happy wheels e sob fortes intervenções de gente oriunda dos quatro cantos do Mundo fazendo trocas comerciais e envolvendo-se em construções de grande vulto e mesmo com interesses na exportação e importação de diversos bens materiais via portuária.

Segundo Helena Ábaco Mania, procuradora-chefe Distrital em Nacala Porto gente nativa tal como outros supracitados podem se envolver em actos organizados de tráfico de pessoas e seres humanos, movidos por dinheiro, insígnias ou mesmo jóias e este grupo deve agir unido e coeso para desmotiva-los.

Fabrico e publicação de Spots educativos, debates radiofónicos e televisivos são as primeiras maneiras de educar toda uma sociedade nesta causa antes de penaliza-la pelos actos. A troca de contactos e endereços electrónicos, vai ser um dos meios de rápida comunicação caso seja detectado um caso que tenha caracteres de tráfico. Famílias famintas e vazias de informação judiciária negociam com alguns criminosos que conscientemente envolvem-se em violência de mulheres / meninas (adolescentes) sobretudo o que pode vir a ofuscar a recolha de dados que possam induzir a uma criminalização de actores do género. – Disse-se pelos participantes.

 

Chissale

Share.

Leave A Reply